A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Contragolpe, visando desarticular uma organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Durante a operação, cinco pessoas foram presas, incluindo um policial federal e militares.
O grupo, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, tinha como objetivo a execução dos então eleitos presidente e vice-presidente, Lula e Geraldo Alckmin, no dia 15 de dezembro de 2022. O plano também envolvia a prisão e execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com a PF, o plano detalhava o uso de recursos bélicos e técnicas operacionais militares avançadas, além da criação de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para gerir os conflitos institucionais resultantes da ação. Os investigados são acusados de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Cinco pessoas são presas em investigação contra tentativa de golpe de Estado, em 2022 (foto ilustrativa) – Foto: PF/ Divulgação/ ND
Com informações do Portal ND+