Uma operação conjunta das Polícias Civis de Santa Catarina e São Paulo resultou, nesta terça-feira (19), na apreensão de uma Porsche, armas de fogo, celulares e evidências de lavagem de dinheiro. O alvo da ação foi uma quadrilha suspeita de extorquir vítimas por meio de serviços esotéricos prestados pela internet. Embora os mandados de busca e apreensão tenham sido cumpridos em Campinas (SP), a investigação teve início em Joinville, no Norte catarinense, após uma moradora perder cerca de R$ 200 mil em sessões com uma falsa vidente.
Golpe esotérico: como atuavam os criminosos?
De acordo com o delegado Marcel de Oliveira, a vítima iniciou o contato com a investigada em busca de consultas espirituais. “Tudo transcorria normalmente, mas quando a vítima tentou interromper os serviços, a vidente, já ciente de várias informações pessoais, começou a fazer ameaças. Com medo e confusa, a vítima acabou cedendo às pressões e transferiu grandes quantias de dinheiro, totalizando quase R$ 200 mil”, explicou o delegado.
Apreensão de Porsche e armas
Durante as buscas em Campinas, as autoridades apreenderam duas armas de fogo, que aparentemente pertenciam a um dos investigados, e uma Porsche. Segundo o delegado, o veículo de luxo estava registrado no nome de uma empresa de artigos esotéricos usada pela quadrilha para operar os golpes e, possivelmente, realizar lavagem de dinheiro. “Além das armas, conseguimos mais material probatório, como objetos que poderão ser convertidos em valores para ressarcir a vítima”, acrescentou o delegado.
A operação segue em andamento, e mais detalhes sobre o caso devem ser divulgados conforme novas evidências forem analisadas.
Porsche foi apreendida pela polícia em um endereço de luxo – Foto: PCSC/Divulgação/ND
Fonte: Com informações do Portal ND+