O candidato do partido republicado, Donald Trump, é eleito nesta quarta-feira (6) presidente dos Estados Unidos. A vitória foi confirmada por volta das 7h32 da manhã, quando o republicano alcançou 277 delegados, enquanto a democrata Kamala Harris estava apenas com 224. Em discurso no quartel-general de sua campanha na Flórida, Trump ressaltou que “este será o dia que o povo americano retomou o controle do país”.
O novo presidente eleito elogiou apoiadores como Elon Musk, que teriam prestado grande auxilio à sua campanha: “Temos uma nova estrela: Elon. Ele é um gênio e precisamos proteger nossos gênios, pois não são muitos.”
Trump também mencionou o ex-candidato à presidência Robert Kennedy Jr., que abandonou sua campanha e declarou apoio a ele. Também afirmou que Kennedy poderá integrar seu governo: “Robert ajudará a tornar a América mais saudável novamente.”
O republicano ressaltou que seu governo vai reduzir impostos, fronteiras bem guardadas e que os EUA terão forças militares potentes, “mas não queremos guerras.” O candidato republicano ressaltou que vai governar com um mote: “promessas feitas, promessas cumpridas”.
Ele também apontou que é tempo de colocar de lado as divisões políticas que ocorreram nos EUA nos últimos 4 anos. “Vamos colocar a América em primeiro lugar, nosso futuro será mais forte e seguro.”
Líderes parabenizam Trump
Líderes internacionais congratularam o novo presidente eleito dos EUA através de mensagens no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 6.
O ex-presidente Jair Bolsonaro felicitou o novo presidente americano 2 horas antes de sair o resultado oficial: “Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica que marca não apenas seu retorno à Casa Branca, mas também o triunfo da vontade popular sobre os desígnios arrogantes de alguns poucos que desprezam nossos valores, nossas crenças e nossas tradições”.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacou que “a Itália e os EUA são nações irmãs, unidas por uma aliança inabalável, valores comuns e amizade histórica. É um vinculo estratégico, que estou segura que nos iremos fortalecer ainda mais”.
Por outro lado, o presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou no X que conversou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e destacou que “iremos trabalhar por uma Europa mais unida, forte e soberana neste novo contexto. Ao cooperar com os Estados Unidos da América e defendendo nossos interesses e valores”.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também expressou felicitações a Donald Trump. “Parabéns presidente eleito Trump na sua histórica eleição vitoriosa”. Ele também apontou que “como os aliados mais próximos, ficamos ombro a ombro em defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e cooperação”.
Donald Trump vence as eleições e é o novo presidente dos Estados Unidos – Foto: AFP/ND
Fonte: ND+