
Os bancos vão promover o mutirão de negociação e orientação financeira a partir de 1º de novembro. Poderão ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado, entre outras modalidades contraídas de instituições financeiras.
Parcelamento, descontos no valor total e taxas de juros reduzidas serão feitos de acordo com a política de cada instituição.
Para negociação, as contas atrasadas não podem ter bens dados em garantia ou estarem prescritas, adverte a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Mais de 160 instituições vão participar da ação, além de parceiros como o Banco Central, a Sencon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons.
O consumidor poderá solicitar apoio presencial aos Procons que aderiram ao mutirão para negociar diretamente nos canais digitais dos bancos.
O Mutirão, que já virou uma tradição dos bancos, acontece desde 2019. Segundo a Febraban, na última edição, realizada em março deste ano, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados.
O que pode ser negociado
- cartão de crédito
- cheque especial
- crédito consignado
- demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras
Todas as informações sobre o mutirão, assim como a relação completa das instituições participantes e os canais oferecidos pelos bancos para a negociação das dívidas, estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia Febraban.