loader-image
Maravilha, BR
temperature icon 14°C
céu limpo

Difusora Maravilha 90,3

Ministro diz que Brasil não corre risco energético após apagão em todo o país

O sistema elétrico brasileiro garante energia suficiente ao que é demandado no país, evitando risco dos chamados apagões Eventos como o ocorrido nesta terça-feira (14) são, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira “pontuais e momentâneos” e têm, como origem, problemas técnicos ligados à infraestrutura do sistema – e não à falta de capacidade de geração.

Após participar do programa “Bom Dia, Ministro”, Silveira disse que o termo “apagão” sempre foi usado para referir-se tecnicamente a problemas de geração, como ocorreu em 2001, época em que o Brasil dependia bastante da energia gerada pelas hidrelétricas e passava por uma crise hídrica por escassez de chuvas que baixou perigosamente o nível de água das usinas.

Aliado a isso, o país também passava por aumento no consumo de energia. Assim, para evitar o colapso do sistema de geração, o governo foi obrigado a adotar medidas de racionamento que duraram de junho de 2001 a março de 2002. “Não é o caso agora”, garantiu Silveira.

Mais Notícias

Compartilhe