loader-image
Maravilha, BR
temperature icon 11°C
algumas nuvens

Difusora Maravilha 90,3

Pesquisa revela que 8 em cada 10 endividados em agosto já estavam com nome negativado

Uma pesquisa mostrou que oito em cada dez consumidores com dívidas em agosto já haviam figurado em lista de inadimplentes anteriormente. Ao todo, o país contava com 71,78 milhões de brasileiros com o nome negativado no mês.

O estudo, conduzido pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), revelou que a maioria dos inadimplentes — 62,63% — ainda não havia quitado dividas antigas e ficou com o nome sujo novamente.

 Atualmente, a inadimplência no país atinge cerca de 43,13% da população adulta.

O levantamento também aponta que, em média, consumidores que já tiveram o nome negativado levam apenas 2,5 meses até que uma nova dívida vença.

Nos últimos 12 meses encerrados em agosto de 2025, houve um crescimento de 5,18% no número de devedores reincidentes em relação 12 meses anteriores.

Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, o alto número não reflete apenas dificuldades individuais das famílias para honrar compromissos, mas também impacta consumo, crédito e crescimento econômico do país.

“Essa crescente ‘bola de neve’ de dívidas, impulsionada por juros altos e um cenário macroeconômico desfavorável, se torna um ciclo vicioso difícil de ser quebrado, deixando o brasileiro em situação de vulnerabilidade e fragilizando ainda mais a economia nacional”, destaca.

A taxa de juros está atualmente em 15% ao ano, o maior patamar desde 2006.

Perfil dos devedores

A análise do perfil dos reincidentes em agosto de 2025 aponta que a faixa etária de 30 a 39 anos é a mais representativa, com 25,81% do total.

Quanto à participação por gênero, a distribuição se mantém equilibrada: 53,60% são mulheres, e 46,40%, homens.

Mais Notícias

Compartilhe