
Um homem apontado pela polícia como um dos principais fornecedores de materiais para a produção de destilados adulterados foi preso nesta sexta-feira (3) na Zona Norte de São Paulo, Em dois imóveis, estavam armazenados dezenas de itens para produzir as falsificações. A identidade do suspeito não foi divulgada.
De acordo com policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), as investigações apontaram que o homem comercializava desde garrafas, tampas, rótulos, caixas para embalar até os selos arrecadadores de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da Receita Federal falsificados para aplicar nos vasilhames.
Além disso, policiais acreditam que o material abastecia diversas regiões do estado de São Paulo, especialmente no interior.
As investigações revelaram que o detido criou uma rede para comprar garrafas de uísque, vodca e gin. Era responsável pela lavagem dos vasilhames e, na sequência, pela recolocação de rótulos falsificados, tampas, selos de autenticidade e todos os itens para compor embalagens similares às originais.
Os policiais recolheram todo o material. O responsável foi autuado por crimes contra a propriedade industrial e contra às relações de consumo.