
A Polícia Civil de São Paulo apreendeu 316 mil rótulos e mais de 3 mil garrafas de bebidas falsificadas em uma operação na manhã desta segunda-feira (6). Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Osasco, Americana, Sumaré e Poços de Caldas (MG).
A Operação Última Dose ocorre no âmbito das investigações da força-tarefa do Governo de São Paulo sobre bebidas adulteradas com metanol. Desde o início das ações policiais e da vigilância sanitária, 41 pessoas foram presas.
A ação desta segunda foi conduzida por policiais do Setor de Investigações Gerais da Delegacia Seccional Carapicuiba. Cinco pessoas foram identificadas e indiciadas por envolvimento na falsificação e comercialização de bebidas falsas.
Em Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas, os policiais localizaram uma fábrica clandestina com centenas de bebidas falsificadas, garrafas, rótulos e lacres para envasar bebidas falsas. O estabelecimento foi fechado e todos os produtos e equipamentos foram apreendidos. O proprietário fugiu quando os agentes se aproximavam do local.
A polícia também localizou uma fábrica clandestina em Osasco com milhares de rótulos e equipamentos para envasar bebidas destiladas. A fábrica também foi fechada e todas as bebidas, rótulos e garrafas, apreendidos. Não havia ninguém no local, porém, o responsável foi identificado e está foragido
Em Americana, foram apreendidos milhares de rótulos e lacres em caixas, que seriam utilizados para bebidas falsas. Uma mulher que mora no local foi conduzida para a delegacia e indiciada.
Segundo a polícia, as investigações iniciaram no último mês de junho para identificar e desarticular grupo criminoso que fabricava e comercializava bebidas alcoólicas falsificadas/adulteradas, distribuindo em toda a Grande São Paulo.
Até o momento, no estado de São Paulo, foram notificados 164 casos, 15 confirmados e 149 em investigação. Entre as mortes,foram confirmados 2 óbitos e outros 12 seguem em investigação. As informações são do último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, na noite desta segunda-feira (6).