
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu cautelarmente o contrato com quatro instituições financeiras, que ficam proibidas de oferecer novos empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.
Os despachos foram publicados no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (16). As instituições afetadas são: Banco Inter, Facta Financeira, Cobuccio Sociedade de Crédito e Paraná Banco.
Segundo a publicação, a medida foi necessária para interromper irregularidades nos serviços de empréstimo consignado e proteger o interesse público até a conclusão das investigações.
No dia 10 de outubro, o INSS havia suspendido o contrato com o Banco Master. Em agosto, o instituto também havia suspendido a autorização de outras 8 (oito) instituições financeiras.
Com base em dados do portal consumidor.gov, mostra que, entre 2019 e abril de 2025, 65% das reclamações sobre empréstimos consignados do INSS, envolviam contratos não solicitados pelos beneficiários.
Outros 20% das reclamações referem-se a cobranças indevidas, 8% a dificuldades para cancelar empréstimos e 7% a taxas não informadas.
De acordo com parlamentares, a CPMI do INSS também deve tratar do tema dos empréstimos consignados.