
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em ação integrada com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), desarticulou um esquema de contrabando e associação criminosa no município de Abelardo Luz, na divisa entre SC e PR. A operação ocorreu no domingo (28), por volta das 17h, no contexto da Operação Protetor, coordenada pelo Ministério da Justiça.
Durante a ação, foram apreendidos 13.500 maços de cigarros estrangeiros e R$ 37 mil em espécie, além de dois veículos utilizados no transporte da carga – um Fiat Strada e um Volkswagen Gol, registrados em Caçador e Santa Cecília (SC). Dois homens, de 39 e 42 anos, que conduziam os veículos, foram presos em flagrante.
As equipes policiais localizaram os veículos nos fundos de um motel desativado, que servia como entreposto logístico do contrabando. No local, foram identificadas quatro pessoas: um homem de 66 anos e sua esposa, de 48, proprietários do imóvel e que confessaram alugar o espaço para armazenar cigarros ilegais, além de manter estoque em sua própria residência. Também foi identificada uma mulher de 30 anos, enteada do homem e filha da proprietária, responsável por monitorar a movimentação policial a partir de um posto de combustíveis próximo, chegando a acionar órgãos de segurança com informações falsas para desviar a atenção do policiamento.
Diante dos fatos, os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa. A carga e os veículos foram encaminhados à Receita Federal de Chapecó, enquanto os presos e o dinheiro foram apresentados na Polícia Federal.