
Uma dura missão. O primeiro desafio do Brasil de Ancelotti na altitude será o mais extremo da história da Seleção. O duelo contra a Bolívia no estádio El Alto fica a 4.070 metros de altura. O ar rarefeito tem sido um obstáculo neste século: foram 11 jogos e apenas duas vitórias. O alento é que o compromisso mais recente terminou em vitória para a Seleção. Em 2022, o Brasil goleou a Bolívia por 4 a 0, nas Eliminatórias da Copa do Catar.
Ao todo, a seleção brasileira já disputou 31 partidas acima dos 2.500 metros e tem desempenho modesto sob o ar rarefeito: 10 vitórias, 10 empates e 11 derrotas – aproveitamento de apenas 43%.
Palco do duelo desta terça-feira, o Municipal El Alto sediará um jogo do Brasil pela primeira vez. O estádio tem capacidade para 25 mil espectadores e foi inaugurado em 2017 pelo então presidente Evo Morales. Em 2019, um árbitro morreu após sofrer parada cardíaca em um jogo no local. O local foi liberado para jogos da Conmebol no ano passado.
O Municipal de Villa Ingenio é o estádio em maior altitude da Bolívia (4,1 mil metros), seguido pelos da cidade de Potosí (3,9 mil metros), Oruro (3,7 mil metros) e La Paz (3.650 metros). Na América do Sul, o estádio na maior altitude é o peruano Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, localizado a 4.378 metros acima do nível do mar.