
Um princípio de incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros de Itapiranga, na madrugada desta terça-feira (5), em um aviário localizado na Linha Sede Capela, interior do município. O chamado foi registrado por volta das 4h02, após o proprietário perceber sinais de fogo no local.
De acordo com o relatório dos bombeiros, o incêndio teria começado por volta das 3h, segundo imagens do sistema de monitoramento. A situação só foi percebida pelo proprietário cerca de 50 minutos depois, após o acionamento do sistema de alarme. Inicialmente, ele tentou conter as chamas com extintores e uma mangueira comum, mas, diante da rápida propagação do fogo e da grande quantidade de fumaça, acionou a guarnição.
Quando os bombeiros chegaram ao local, constataram que o fogo ainda estava confinado dentro da estrutura do aviário, graças ao fato de as cortinas estarem fechadas, o que limitou a entrada de oxigênio e, consequentemente, a propagação externa das chamas. A equipe montou o sistema de combate e iniciou a extinção do incêndio, seguida do trabalho de rescaldo e ventilação da estrutura.
Foram utilizados aproximadamente 4.000 litros de água para controlar o fogo e realizar o rescaldo na área atingida — cerca de 40 metros da extensão total do aviário, que mede 126 por 14 metros, somando 1.764 m². O local estava preparado para receber, ainda nesta terça-feira, cerca de 22 mil pintainhos, que não estavam no galpão no momento do incidente.
Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido. A rápida atuação dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse por toda a estrutura.