
Cinco décadas após seu falecimento, o nome de Patrícia Roman segue vivo na história da educação de Maravilha. Patrícia faleceu ainda criança em um trágico acidente, hoje sua história é simbolizada e eternizada pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Patrícia Roman que leva seu nome, localizado na Rua XV de Novembro, no centro do município.
A instituição atende crianças da educação infantil em período integral e é referência na rede municipal, e foi criada pela Lei Municipal 866, de 12/05/1982. Com infraestrutura moderna que inclui salas climatizadas, parque infantil, refeitório e acesso à internet. O CEI Patrícia Roman também se destaca por desenvolver projetos pedagógicos que valorizam o desenvolvimento integral das crianças, sempre com foco na formação cidadã.
A data que marca os 50 anos do falecimento de Patrícia Roman também carrega um significado especial para a família Roman. Além de recordar uma grande perda, o momento é visto como uma oportunidade de renovar o amor e a história da família tradicional em Maravilha e região. Para os familiares, ver o nome de Patrícia estampado em uma instituição de ensino que segue transformando vidas e mantém viva a memória de Patrícia.
Em março deste ano, o centro educacional iniciou a formação do projeto “A União Faz a Vida”, em parceria com o Sicredi. A iniciativa busca promover valores como cooperação, solidariedade e trabalho em equipe desde os primeiros anos escolares, reforçando o compromisso da escola com uma educação baseada em princípios éticos e comunitários.
A escolha do nome para batizar o CEI é uma homenagem a primeira filha do ex-prefeito de Maravilha, Ivo Roman. Mesmo após 50 anos de sua morte, Patrícia Roman continua sendo lembrada como símbolo de dedicação, carinho e compromisso com o ensino das crianças de Maravilha.