
Fortes chuvas que atingiram a Argentina até a madrugada de domingo (18) provocaram enchentes de grandes proporções, principalmente no norte da província de Buenos Aires e na região metropolitana da capital, que abriga cerca de 15 milhões de habitantes.
De acordo com informações divulgadas pela Folha de Pernambuco, quase 3 mil pessoas precisaram ser evacuadas de suas casas em decorrência dos alagamentos. Além dos danos materiais, há ainda o registro de três pessoas desaparecidas.
Em resposta à crise, os governos nacional e provincial lançaram operações de emergência, mobilizando brigadistas, veículos de resgate e o envio de donativos às áreas mais afetadas. Entre os itens distribuídos estão colchões, cobertores, roupas secas, água potável e alimentos.
O governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, classificou a situação como um reflexo direto das mudanças climáticas. “Esse evento é absolutamente extraordinário, é o clima, ele está mudando; chama-se mudança climática”, declarou em entrevista à emissora Crónica TV no sábado (17).
As autoridades continuam em alerta diante da possibilidade de novas instabilidades e reforçam os esforços para garantir abrigo e assistência às famílias atingidas.