O cenário político de Santa Catarina ganhou um novo capítulo na última segunda-feira (10), com o anúncio do prefeito de Chapecó e pré-candidato ao Governo do Estado, João Rodrigues (PSD), sobre o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na definição das candidaturas ao Senado em sua chapa.
Na declaração pública, Rodrigues afirmou que as vagas ao Senado serão validadas por Bolsonaro, reforçando o alinhamento político com o ex-presidente. “O Senado é importante para aprovar pautas de direita. Por isso, precisamos ter maioria e, por isso, nossa chapa terá alinhamento com a direita e com o Bolsonaro”, destacou.
A articulação ocorre em meio ao interesse de Bolsonaro em lançar dois nomes ao Senado pelo PL catarinense: as deputadas federais Caroline de Toni e Júlia Zanatta. A faz iniciativa parte de uma estratégia do ex-presidente para consolidar sua influência nas candidaturas majoritárias em estados considerados estratégicos para o bolsonarismo, com Santa Catarina entre as principais bases de apoio.
João Rodrigues, que possui uma amizade de longa data com Bolsonaro e já atuou ao seu lado no parlamento, aposta nesse apoio para fortalecer sua candidatura e garantir um palanque sólido nas eleições estaduais.
