Santa Catarina enfrentou os efeitos de uma frente fria que chegaram ao estado no domingo (9), trazendo mudanças significativas nas condições do tempo. A Defesa Civil emitiu alerta para temporais, risco de alagamentos, enxurradas e queda de temperatura, que ainda farão sentido nesta segunda-feira (10).
Instabilidade e ventos fortes
Segundo o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil de Santa Catarina, o início da tarde de domingo foi marcado por tempo abafado na grande parte do estado. No entanto, a passagem da frente fria trouxe ventos do quadrante sul, diminuindo as temperaturas ao longo do dia.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos começaram a ganhar força no Litoral Sul ainda no fim da manhã de domingo, avançando em direção à Grande Florianópolis e Litoral Norte durante a tarde e a noite. A velocidade média dos ventos varia entre 25 e 35 km/h, com rajadas que podem atingir de 50 a 70 km/h nas áreas costeiras.
A influência da frente fria mantém a chuva em todo o estado, com precipitações rápidas no litoral devido à circulação marítima e possibilidade de chuva a qualquer hora. Nas regiões do Oeste ao Planalto Norte, são esperados temporais isolados durante a tarde, principalmente na divisa com o Paraná.
Previsão para os próximos dias
Na terça-feira (11), a frente fria se afasta para alto mar, mas as condições de chuva permanecem devido às instabilidades climáticas. Pancadas e temporais podem ocorrer em diferentes regiões. No Oeste, a chuva deve começar pela manhã, enquanto nos planaltos e litoral, os temporais são esperados para a tarde e a noite.
Na quarta-feira (12), a circulação marítima se intensifica e uma região de baixa pressão provoca chuvas fortes nas áreas litorâneas, com risco de alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais regiões do estado, há possibilidade de temporais isolados.
Já na quinta-feira (13), a chuva perde intensidade, mas o tempo permanece nublado e com precipitações rápidas do centro ao leste de Santa Catarina.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada às condições climáticas e ao acompanhamento dos alertas emitidos pelos órgãos competentes.