Uma nova frente fria vai modificar as condições climáticas em Santa Catarina nos próximos dias, provocando chuvas e uma queda expressiva nas temperaturas. A mudança é impulsionada por um ciclone extratropical que se formará na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), avançando em direção ao estado catarinense.
O sistema começa a se desenvolver a partir de uma região de baixa pressão no sul do país na quinta-feira, transformando-se em um ciclone extratropical entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira. A atuação do ciclone favorecerá o avanço de uma massa de ar frio que provocará chuvas intensas e queda das temperaturas.
Na sexta-feira (14), a manifestação já será sentido com força no Rio Grande do Sul, influenciando também Santa Catarina. As mínimas previstas variam entre 9°C e 14°C no Planalto Sul e Meio-Oeste, e entre 13°C e 21°C nas demais regiões, com temperaturas mais altas no Litoral Norte.
O sábado (15) será marcado pela proximidade de uma área de alta pressão atmosférica, contribuindo para o tempo firme principalmente no Oeste e Litoral Sul, onde o sol predominará a partir da tarde. Já nas áreas serranas dos Planaltos, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, o céu deve permanecer encoberto com possibilidade de chuvas ocasionais. As temperaturas ao amanhecer deverão variar entre 7°C e 13°C no Planalto Sul e entre 13°C e 20°C nas demais áreas. Durante a tarde, as tabelas devem marcar entre 23°C e 27°C na maior parte do estado, podendo atingir 29°C no Oeste.
No domingo (16), o ar quente e úmido retorna ao estado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Além das chuvas e da queda nas temperaturas, o ciclone extratropical também deve provocar agitação, exigindo atenção especial da população para possíveis impactos.