Uma explosão de tanque de combustível mobilizou equipes de socorro e deixou um morto e três feridos, na tarde desta terça-feira (18), em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina. O acidente ocorreu por volta das 13h23, durante o transvase de emulsão asfáltica de um caminhão para um tanque estacionário, no pátio de uma empresa privada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão transportava cerca de 30 mil litros de emulsão asfáltica de ruptura lenta (ONU 903082), conforme a nota fiscal. A explosão causou destruição e deixou vítimas com ferimentos graves:
- Vítima 1: Homem com múltiplas fraturas, queimaduras graves e em parada cardiorrespiratória, não resistiu e teve o óbito declarado no local, mesmo após tentativas de reanimação pelo SAMU.
- Vítima 2: Homem com fratura exposta no membro inferior, fratura de pelve do tipo “livro aberto” e em choque hipovolêmico, foi resgatado pelo SAER em estado grave.
- Vítima 3: Homem com escoriações nos braços e queimaduras no rosto, consciente e estável, conduzido ao hospital pelo SAMU, com apoio dos bombeiros.
- Vítima 4: Homem com fraturas nos dois membros inferiores, também consciente e estável, levado pela ambulância de Xaxim ao hospital.
Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional do Oeste (HRO) para atendimento especializado.
A ocorrência foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros de Xaxim e Coronel Freitas, SAMU, SAERFron e contou com o apoio da Polícia Ambiental, IGP e Defesa Civil, que realizarão os devidos procedimentos investigativos.
A área foi isolada, e os cuidados da cena ficaram sob a responsabilidade da empresa envolvida no acidente.
